No KDE já vem nativamente alguns widgets para monitorar o desempenho do sistema, infelizmente no Gnome é necessário fazer instalação de software extra.

Para Gnome existe uma extensão chamada System-monitor, nos testes que fiz se mostrou bastante completo, exibe a carga da CPU, uso da memória e da memória virtual, temperatura, uso da rede, do disco entre outras informações.

Aconselho, no caso para Pop!_OS, ter o Ajuste do Gnome instalado, caso não esteja instalado, vá até o Pop!_Shop, pesquise por Ajustes do GNOME, a instalação é simples, basta apenas um clique e informar a senha de administrador, com os ajustes é possível habilitar e desabilitar a extensão que será instalada, sem dizer, que com ela, podem ser feitas várias modificações na aparência e funcionalidades do Gnome.

Segundo a página do desenvolvedor da extensão, é necessário ter alguns pacotes instalados no sistema operacional, descobri em algumas pesquisas que além dos pacotes também é necessário ter um pacote chamado gnome-shell-extensions, primeiramente instale o gnome-shell-extensions com o comando:

$ sudo apt install gnome-shell-extensions

Agora é necessário instalar os pacotes informados pelo desenvolvedor da extensão, é importante reiniciar o computador após a instalação, para instalar, execute o comando:

$ sudo apt install gir1.2-gtop-2.0 gir1.2-nm-1.0 gir1.2-clutter-1.0

A extensão system-monitor pode ser acessada neste link, aconselho o uso do Mozilla Firefox para acessar as extensões, mas você também pode usar o Google Chrome ou Opera. Se for a primeira vez que você esta fazendo a instalação, pode ser necessário instalar uma extensão no navegador para poder utilizá-lo, um alerta será exibido no topo da página avisando sobre a necessidade da instalação juntamente com o link para estar realizando a instalação da extensão, basta clicar no link.

Tela com alerta de falta da extensão no navegador

Alerta de ausência de extensão

Realizada a instalação da extensão do navegador atualize a página, você verá um botão no lado direito superior escrito OFF, clique neste botão para realizar a instalação.

Extensão pronta para ser utilizada

Extensão pronta para ser utilizada

Caso os monitores não apareçam na barra de menu do Pop!_OS reinicie o computador.

É possível configurar para exibir as informações que você julgue importantes.

Para qualquer dúvida, sugestão, elogio ou critica, deixe um comentário abaixo. Logo estarei trazendo mais informações.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *