Olá senhores e senhoras, esta é mais uma dica sobre o Firewall pfSense. Realizaremos agora a primeira configuração do firewall.

Antes de mais nada vamos ao ambiente inicial, para recordar, estou usando o Virtual Box para simular minha rede, nesta dica será necessário o uso de duas máquinas, o pfSense em si e uma máquina cliente para acesso ao ambiente gráfico do firewall.

A rede do pfSense está configurada da seguinte forma:

O adaptador 1 estará em modo bridge, será nossa simulação da WAN, por essa rede que chegará a internet

Imagem01: Rede WAN pfSense
Imagem 01: Rede WAN pfSense

O adaptador 2 estará conectada em rede interna, com nome intnet1, em Avançado deixe o Modo promíscuo em Permitir Tudo, essa rede será nossa LAN.

Imagem 02: Rede LAN pfSense
Imagem 02: Rede LAN pfSense

O adaptador 3 estará conectada em rede interna, com nome intnet2, em Avançado deixe o Modo promíscuo em Permitir Tudo, nela será configurada nossa DMZ e outras VLANs.

Imagem 03: Rede DMZ e VLAN
Imagem 03: Rede DMZ e VLAN

A máquina cliente 01 deverá estar com o adaptador 1 conectado a Rede Interna com nome Intnet1, é a mesma rede LAN do pfSense.

Imagem 04: Configuração do Adaptador 1 do Cliente 01
Imagem 04: Configuração do Adaptador 1 do Cliente 01

Ligando as máquinas

A primeira máquina a ser ligada deverá ser sempre o pfSense pois ele também é nosso servidor DHCP.

Imagem 04: Tela inicial do pfSense
Imagem 05: Tela inicial do pfSense

Já temos duas redes configuradas, a WAN com IP 10.0.0.107 e LAN com IP 192.168.1.1, mudaremos a rede LAN para atender nossas necessidades.

Vamos ligar a máquina cliente 01, se sua configuração da rede LAN estiver igual à minha você terá pegado algum IP na rede 192.168.1.0/24. Abra o navegador de internet e informe o endereço https://192.168.1.1, esse é o endereço inicial do ambiente gráfico.

As credenciais para acesso ao ambiente do pfSense são: Usuário: “admin”, senha: “pfsense” sem aspas. Na primeira autenticação será exibida a tela de boas vindas com wizard para configuração inicial.

Imagem 06: Tela de boas vindas
Imagem 06: Tela de boas vindas

Vamos prosseguir clicando no botão Next, a tela aberta informa sobre o suporte da Netgate, vamos prosseguir clicando no botão Next.

Será aberta a tela sobre as informações gerais, já vem algumas informações preenchidas, em nosso ambiente deixaremos as informações já preenchidas sem alterações, vamos informar o servidor de DNS primário e secundário, como na imagem abaixo, Usaremos os servidores da Google

Imagem 07: Configurações Gerais
Imagem 07: Configurações Gerais

Clicando em Next será aberta a configuração do servidor de horas, neste caso será necessário alterar o Timezone, como estou em Minas Gerais, selecionarei America/Sao_Paulo

Imagem 08: Configuração do servidor de horas
Imagem 08: Configuração do servidor de horas

A tela 4, será sobre a configuração da rede WAN, nosso caso o tipo selecionado será DHCP, existem várias configurações nesta tela, mas nos atentaremos a seção Configure WAN Interface, onde SelectedType deverá estar selecionado DHCP.

Imagem 09: Tipo da rede WAN
Imagem 09: Tipo da rede WAN

Também será necessário alterar a configuração na seção RFC1918 Networks como usaremos rede privada será necessário desmarcar a opção Block RFC1918 Private Networks

Imagem 10: Bloqueio de redes privadas
Imagem 10: Bloqueio de redes privadas

A próxima configuração é referente ao IP da rede LAN, definimos a rede LAN com IP 10.0.2.0/24, informaremos o LAN IP Address com IP 10.0.2.1, Subnet Mask com classe 24

Imagem 11: Configuração da rede LAN
Imagem 11: Configuração da rede LAN

A tela 6 pede a substituição da senha de Admin do pfSense, informe a senha que você julgar segura, lembre-se de usar letras, números e caracteres especiais.

Alteração da senha do administrador será a última configuração, na próxima tela será necessário clicar no botão Reload para reiniciar os serviços do pfSense.

Após os serviços recarregados a configuração inicial estará finalizada. Como mudamos o endereço da rede LAN é interessante desligar o computador Cliente e reiniciar o pfSense

Imagem 12 Finalizado as configurações iniciais
Imagem 12 Finalizado as configurações iniciais

Para reiniciar o pfSense, vá até a máquina virtual aperte 5 no seu teclado, confirme a reinicialização informando Y no teclado.

Imagem 13: Reboot do pfSense
Imagem 13: Reboot do pfSense
Imagem 14: pfSense com as informações de Redes corretas
Imagem 14: pfSense com as informações de Redes corretas

Como podemos observar, a rede LAN alterou o IP para qual informamos nas configurações anteriores, para acessá-lo da máquina cliente deverá informar o endereço https://10.0.2.1

Pessoal, por enquanto é isso, logo voltarei com mais dicas.

Abraços

Categorias: pfSense