Logo pfSense, imagem branca e azul.
Logo pfSense 2.4.4

Prezado leitor, você conhece o pfSense?

pfSense é um Firewall e Roteador open source baseado no Sistema Operacional FreeBSD e licenciado sob a licença BSD, atualmente é mantido pela Netgate.

Lançado em 2004 por Chris Buechler e Scott Ullrich. Chris Buechler foi um dos colaboradores do projeto M0n0wall, que tinha como princípio a união de softwares para firewall, foi deste projeto que nasceu o pfSense, definido por eles como “[…] uma distribuição customizada, livre e open source, do projeto FreeBSD criado para ser utilizado como um firewall ou roteador, inteiramente gerido em uma interface web fácil de usar.”

O firewall pfSense é bastante poderoso, possui vários recursos disponibilizados por firewalls com licenças de uso comercial, as vezes, com preços exorbitantes.

A versão atual é a 2.4.4, estou estudando a ferramenta nessa versão e descobrindo o quão maravilhosa ela é, o que chama a atenção é a quantidade de documentação e fóruns disponíveis na web, é possível aprender a usar sem grandes investimentos. Gastei pouco mais de R$ 20,00 na aquisição de um curso na Udemy, o curso foi fundamental para entender vários conceitos desde a instalação em uma máquina até gerenciamento de redes e regras de firewall, o melhor é a possibilidade de instalar em uma máquina virtual, como VirtualBox.

Uma das muitas vantagens é a possibilidade de gerenciamento usando GUI (Graphical User Interface) disponibilizada via web, é bastante intuitivo, se você entende de firewall conseguirá operar sem maiores dificuldades.

Dashboard do pfsense com informações do sistema e gráfico dos tráfegos
Dashboard pfSense

Outras vantagens que não podem passar despercebidas é a leveza do S.O, como disse, é possível rodar em uma máquina virtual para fins didáticos. É estável, em todos os lugares que trabalhei se utiliza ele como firewall, nunca vi dar problemas, desde que seja bem configurado. Extremamente fácil de utilizar, muito intuitivo, se sabe os conceitos de firewall não terá problemas. Customizável, pode ser configurado como firewall, roteador, servidor de internet, DHCP, NTP, Proxy… Filtro de conteúdo, antivírus e etc. Com o passar do tempo vou disponibilizando outras funcionalidades.

Nas próximas semanas darei algumas dicas de como instalar e gerenciar uma rede pequena, utilizando seu próprio computador e algumas máquinas virtuais. Se interessar, já providencie a instalação do VirtualBox, você encontrará o link de instalação aqui.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário.